Do grego hybris, cuja etimologia remete a ultraje, correspondendo a uma miscigenação ou mistura que violava as leis naturais. Para os gregos o termo correspondia à desmedida, ao ultrapassar das fronteiras, ato que exigia imediata punição. A palavra remete ao que é “originário de espécies diversas”, miscigenado de maneira anômala e irregular.
Híbrido é também o que participa de dois ou mais conjuntos, gêneros ou estilos. Considera-se híbrida a composição de dois elementos diversos anomalamente reunidos para originar um terceiro elemento que pode ter as características dos dois primeiros reforçadas ou reduzidas.
Podemos deduzir que scrapbooking híbrido é a mistura de elementos do scrap digital com os do scrap artesanal, o que gera projetos ou páginas contendo elementos dos dois ramos (artesanal e digital).
Por exemplo – temos páginas artesanais, projetos de scrap décor, cartões, com elementos impressos de kits digitais numa base artesanal ou o inverso, paginas ou projetos criados digitalmente, impressos, e inseridos elementos artesanais.
Porém, atenção, pois não são todos os kits digitais que permitem o uso para esse tipo de projeto. Verifiquem se o kit permite o uso para projetos artesanais e/ ou para vender em pequenas quantidades. Para você verificar isso é só ler o termo de uso que vem em cada kit digital, ou entrar em contato com a designer. (*Todos meus kits digitais, Cris Oliveira – Armazém Criativo, são liberados tanto para o uso em projetos artesanais, híbridos quanto para a venda em pequena escala)
Vejam alguns exemplos de scrap híbrido que meu time criativo criou.
Bolsinha com amêndoas criada por Ka Lenzi.. elementos digitais impressos com elementos artesanais inseridos.
Página artesanal com elementos digitais impressos por Carol Sorelinha .
Os elementos digitais foram impressos e adicionados nas páginas.
Chaveiros criados por Fê Monção – criados digitalmente , impressos, recortados e montados. Foram adicionados os ilhoses e cordão de bolinhas artesanal.
Cartão híbrido criado por Nathália Neves. Criado digitalmente, impresso e colado na base artesanal com o rotulador artesanal.
Door Ranger por Lu Pimentel. Criado artesanalmente e adicionado o elemento digital impresso.
Bloquinho por Mayumi. Criado artesanalmente e adicionado o elemento digital impresso
Mail Box por Mayumi. Criado artesanalmente e adicionado o elemento digital impresso
Cartâo e sacola por Mell Caetano. Criados digitalmente e impresso.
Cartão por Carol Sorelinha. Criado artesanalmente com elemento digital impresso.
Porta bombom por Taty Alves. Criado digitalmente e impresso.
Mini album por Taty Alves. Criado artesanalmente e adicionado elementos digitais impresso.
Quer ver mais projetos híbridos? Acesse a galeria aqui
Querendo tentar o híbrido será necessário um material artesanal… alguns deles:
– Base de Corte
Geralmente é feita de um material emborrachado que evita que o papel escorregue e que você risque sua mesa com o estilete. Além de ter uma medição na própria base o que facilita o corte preciso.
Estilete
Usado para cortarmos o papel de modo que seu trabalho fique com o corte preciso.
Dê preferência aos que tem trava de segurança.
Tesoura
Existem algumas que são próprias para o scrapbooking, cortam bem melhor os papéis.
Honney Bee
Tesoura ideal para cortes de precisão.
Possui teflon na lâmina o que faz com que não fiquem resíduos de fitas adesivas.
Color Bee Titanium Com lâmina de titânio. Tem excelente precisão no corte.
Tesoura ideal para corte de papéis, metais, cd’s, plásticos entre outros.
É recomendável ter uma tesoura mais simples, além das tesouras de precisão, para cortar as fitas adesivas que grudam na lâmina e estragam o fio da tesoura.
O ideal é ter uma tesoura para cada tipo de material, pois elas perdem o “fio” ao serem usados em outros materiais.
– para papel: tesoura de precisão, com ponta. ( Color Bee, Honney Bee) – para tecido e feltro (fabric Bee ) – para uso geral
Régua de Metal
Com a régua de metal não existe o corte acidental do estilete nela, assim dura mais.
O ideal é que seja de 30 cm, para facilitar o corte dos papéis de scrap, que medem 30X30cm
Cola
Cola para Scrapbooking é livre de ácido. Ter um bico de precisão facilita o uso correto da cola na superfície que se quer aplicar. A cola comum não é indicada por não ser livre de ácido, porém você pode usar a cascorez de rótulo azul que atende as necessidades e é livre de ácido. (ideal para trabalhos de scrapbooking onde são usadas fotos) A cola gel também pode ser usada em trabalhos de scrapbooking.
Fita dupla face
Usada para colar papeis ou elementos no seu projeto. Facilita, pois não enruga o papel e pode ser usada em detalhes, fotos ou papeis.
Fita espuma dupla face (conhecida também por fita banana)
Usada para dar um efeito de 3D ao projeto. Cola-se por baixo do elemento (papel recortado, por exemplo) e adere no local preferido.
Um exemplo do uso da fita banana no cartão híbrido da Nathália Neves
Kit Jungle by Cris Oliveira
O uso de kits digitais em projetos artesanais é uma maneira de criar um projeto híbrido. Por exemplo, como foi visto acima você cria um projeto artesanal, imprime elementos
Você quer imprimir os elementos digitais ou papeis digitais?
Você tem duas opções ou imprime em casa no papel de sua preferência ou revela em lojas fotográficas (o ideal é papel fotográfico fosco) . O tamanho da impressão vai depender de você.
Qualquer projeto pode ter a base artesanal ou digital.
Base artesanal com elementos digitais.
Você cria seu projeto artesanal normalmente e adiciona uns detalhes com elementos digitais revelados ou impressos.
Criado digitalmente e com elementos artesanais.
Você cria seu projeto digitalmente, imprime ou revela, e adiciona uns elementos artesanais para compor.
Como imprimir ou revelar elementos digitais para serem usados.
* existem várias maneiras de se fazer a mesma coisa no photoshop, essa é uma delas. Photoshop usado CS2
Abra um arquivo no tamanho que você quer imprimir o elemento.
Com o photoshop aberto, clique em file, depois em new.
Irá abrir uma tela para você adicionar o tamanho do arquivo… esse abri com 5 cm por 5 cm (lembrando que para impressão/ revelação deve ter 300 dpi de resolução para ter uma boa qualidade)
Após o arquivo estiver aberto, abra o arquivo do elemento que você quer diminuir… clique em file, depois em open… vá na pasta que está o elemento e clique duas vezes para ele abrir.. (alterar o tamanho, somente reduzir, nunca aumente, pois perde a qualidade na impressão/revelação)
Com a imagem aberta, clique na ferramenta move (parece uma setinha, na barra lateral esquerda)… clique em cima do elemento e com o botão pressionado arraste para o arquivo aberto anteriormente.
Clique em Edit, depois em free transform para editar o tamanho. Quando estiver no tamanho que você deseja dê um duplo clique. Atenção, para a imagem não se deformar, mantenha a tecla shift pressionada enquanto estiver redimensionando (puxe sempre pelo canto para diminuir a imagem)
Salve a imagem. Clique em file, depois em salve as…
Aparecerá a tela seguinte para você escolher a extensão do arquivo.. selecione jpg. Depois clique em ok na tela seguinte..
Abra um outro arquivo com um tamanho de revelação maior (assim você poderá imprimir vários numa só folha).. Por exemplo, abra o arquivo no tamanho 20X25. Clique em file depois em new. Adicione na tela seguinte a medida do papel que você quer imprimir..
Arraste o elemento redimensionado para o arquivo do papel, duplique a imagem até que tome o papel inteiro. Para arrastar selecione o arquivo do elemento redimensionado, clique em move (setinha da barra lateral esquerda) e puxe para o arquivo do papel (20X25) . Faça isso até que a folha esteja completa com os elementos.
Salve na extensão JPG, imprima ou leve para revelar. Após isso é só recortar e usar.
Para baixar clique aqui (elementos), aqui (papeis) e aqui (arquivo para impressão) EXPIRADO Você pode encontrar outros freebies na minha loja. Clique aqui.
Para imprimir em casa você escolhe o papel de sua preferência para usar em seus projetos híbridos. Ao levar em lojas fotográficas o melhor é fotografica fosca.
Os arquivos para impressão estão no tamanho 20X25 cm, os elementos dentro de cada arquivo estão, em média, com 8 cm. Leia o termo de uso em anexo ao kit para saber o que é permitido ou não fazer com o kit,o que inclui esses arquivos para impressão.
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas!
* Agradecimento para a Carol Sorelinha pela ideia desse artigo!
Carambaaaaaaaaaa.. que PAP mais perfeito sobre híbridos.. eu tinha várias dúvidas na hora de imprimir e vejo que é tão simplesinho. Ameiiiiiii.. favoritadíssimo!!!
Que post mara… Adorei o PAP, o freebie e todas as dicas, principalmente as tesouras… existe uma variedade no comércio e muitas vezes a gente não sabe pra que serve ou a diferença entre elas, né??? Obrigada, Cris. Beijos
Amei o post, Cris! Inspirador, elucidativo e ainda com um freebie… Assim, quem ainda não sabia trabalhar com digital/híbrido, vai poder começar! Parabéns! Bjs
Nossa! Adorei Cris me esclareceu diversas dúvidas… Ai amei uma bonequinha japonesa que apareceu em uns projetos que vc postou… Tô precisada em uma rsrs…
Gostei das idéias. Parabéns! Para criar álbum híbrido normalmente utilizo um programa dedicado (no photoshop demora muito) e complemento com adesivos/adereços. Um programa grátis que gosto é o Creative Photo Show (www.creativephotoshow.com.br), pois permite arquivos de impressão de qualquer tamanho (alta resolução).
Cris…..adorei tudo por aqui. Ja aprendi tanta coisa com voce. Boa páscoa pra voce e que Deus continue derramando bençãos de sabedoria sobre voce. bjossss Terezinha
[…] você queira saber sobre os tipos de papéis, clique aqui . Quer ler sobre o scrap híbrido, clique aqui. E ainda mais.. dicas sobre material básico, scrap digital, fotos distorcidas.. clique aqui para […]
I as well as my buddies happened to be checking out the excellent things located on your web page while all of a sudden developed a horrible feeling I never expressed respect to the site owner for those tips. Most of the women ended up for this reason thrilled to read all of them and already have in reality been taking advantage of these things. Appreciation for simply being so kind and for obtaining these kinds of remarkable topics millions of individuals are really eager to discover. Our sincere regret for not saying thanks to sooner.
Carambaaaaaaaaaa.. que PAP mais perfeito sobre híbridos.. eu tinha várias dúvidas na hora de imprimir e vejo que é tão simplesinho.
Ameiiiiiii.. favoritadíssimo!!!
Cris, esse post é simplesmente PERFEITO!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns…vou publicá-lo no meu blog.
Bjsssssssssss
Cris, Parabéns pelo post. Para variar, você sempre nos presenteia com algo maravilhoso. Obrigada.
Cris, arrasou, abalou as estruturas
Super pap, e muito bem explicadinho
adorei, confesso q tinha duvidas no tamanho da impressao, agora ficou bem mais claro.
brigadu chefinha.
Pri
Cris
Adorei tudo!!!!
Esse post tá muiiito perfeito 🙂
Brigada por colocar meu chaveirinho de exemplo. Adorei!!!!!!!!!
Bjsss
Que post mara…
Adorei o PAP, o freebie e todas as dicas, principalmente as tesouras… existe uma variedade no comércio e muitas vezes a gente não sabe pra que serve ou a diferença entre elas, né???
Obrigada, Cris.
Beijos
super artigo, pap e freee
amei cris
sucesso sempre
Amei o post, Cris!
Inspirador, elucidativo e ainda com um freebie… Assim, quem ainda não sabia trabalhar com digital/híbrido, vai poder começar!
Parabéns!
Bjs
Arrasou mais uma vez, Cris!
Obrigada
Oiii
Muito obrigada pela dica.
Eu não sabia a definiçao certa de scrap híbrido.
va\lu
bjoss
Simplesmente maravilhoso!!!!!!!
Obrigada!!!!
Bj
Este post está mais que completo !
Parabéns Cris e Carol !
bjs
Valeu pela dica Cris!
BJS
Rsrssr Estava com a senha da filhota(Carol)
BJS
Que super artigo, Cris… Arrasou total!!! =)
Beijinhos
Adorei Cris, sou suspeita pra falar amo hibridos né.
Lindo kit, ja estou baixando obrigada
Amei, Cris!!! Super PAP!!! O freebie está uma fofura!!!
Obrigada!!!
Mil beijocas!!!
Nossa! Adorei Cris me esclareceu diversas dúvidas…
Ai amei uma bonequinha japonesa que apareceu em uns projetos que vc postou… Tô precisada em uma rsrs…
Obrigada!
Bjs
Vania Yun
Tem selinho pra vc lá no blog!!!
BFS
BJS
Cris, tem selinho pra vc no meu blog!
Bjs!!!
Maravilhosaaaa postagem Cris, amei tudinho e achei fantástica a explicação !! O freebie está divino, obrigada pelo presente !!!
Beijo grande !
Ai que tudo essa aulinha, tinha dúvidas de impressão…
Amei!!!
Bjks
Ola Cris!
Adorei o PAP, super explicadinho. Estou começando a me interessar por scrapbooking e foi muito bacana encontrar este artigo.
Beijo grande e obrigada!
Gostei das idéias. Parabéns!
Para criar álbum híbrido normalmente utilizo um programa dedicado (no photoshop demora muito) e complemento com adesivos/adereços.
Um programa grátis que gosto é o Creative Photo Show (www.creativephotoshow.com.br), pois permite arquivos de impressão de qualquer tamanho (alta resolução).
Cris…..adorei tudo por aqui.
Ja aprendi tanta coisa com voce.
Boa páscoa pra voce e que Deus continue derramando bençãos de sabedoria sobre voce.
bjossss
Terezinha
[…] você queira saber sobre os tipos de papéis, clique aqui . Quer ler sobre o scrap híbrido, clique aqui. E ainda mais.. dicas sobre material básico, scrap digital, fotos distorcidas.. clique aqui para […]
I as well as my buddies happened to be checking out the excellent things located on your web page while all of a sudden developed a horrible feeling I never expressed respect to the site owner for those tips. Most of the women ended up for this reason thrilled to read all of them and already have in reality been taking advantage of these things. Appreciation for simply being so kind and for obtaining these kinds of remarkable topics millions of individuals are really eager to discover. Our sincere regret for not saying thanks to sooner.