Dicas
# PhotoGrafia 
 
 
“Com dicas simples, fotógrafos amadores podem obter imagens bonitas, mesmo com uma câmera fotográfica básica.

Em geral, um dos principais erros que as pessoas cometem ao fotografar é o enquadramento, segundo o administrador de empresas Felipe Ferraz e o professor universitário Sillas Duarte Júnior, que acabam de lançar o livro Expressões e Técnicas de Fotografia Digital, pela editora Axcel Books.

As pessoas tendem a centralizar o objeto ou pessoa a ser fotografado, mas geralmente esta não é a melhor opção, segundo Ferraz e Duarte. Eles ensinam a regra dos terços: basta fazer uma divisão imaginária do visor em três colunas verticais e três horizontais. As intersecções das linhas são bons pontos da posicionar o assunto. “O céu deve ocupar dois terços ou um terço da foto”, exemplifica.

Outra dica da dupla é tentar compôr uma foto original. “As pessoas não tentam um ângulo diferente”, observa Ferraz. “Observe as linhas em forma de ‘S’ para conduzir o olhar até o objeto principal”, sugere Duarte. Para fazer fotos de crianças, a dica é abaixar-se para fotografá-las na altura delas.

Observar a luz também é muito importante para quem está clicando. “Um erro comum é tirar fotos com muita luz ou contra a luz”, alerta Ferraz. Ele aconselha a evitar fotos quando o sol está muito alto, pois há muita sobra e as cores ficam “lavadas”.

O uso do flash também exige cuidados. “O flash tira cores das luzes do local”, ensina Duarte. “Se jogar flash num jantar a velas, acabou o clima.” Ao desativar o flash, pode ser que seja necessário o uso de um tripé, para que a foto não saia tremida.

Mas o flash também pode salvar algumas fotos. É bom ativar o flash ao tirar fotos de pessoas quando o sol estiver a pino. “O flash ‘preenche’ as sombras”, diz Duarte.

O zoom pode dar uma ajuda se o objeto ou pessoa a ser fotografado estiver distante. Mas dispense o zoom digital, que diminui a qualidade da imagem. Saiba também que, ao usar um zoom potente, a chance de a foto sair tremida aumenta. Nesse caso, segure firme a câmera ou a apóie num local seguro. Se a câmera tiver um estabilizador de imagens, ative-o. K.A.”

fonte: http://www.link.estadao.com.br/index…_conteudo=9775

Related posts

Leave a Comment